Moção de aplausos de autoria do Vereador Presidente Joaquim Monteiro ao senhor Renato Borges, único representante do Estado de Goiás na Sétima edição do Encontro Nacional de Bushcraft.

Bushcraft (cuja tradução mais livre para o português seria “artes do mato”), é um conceito que abrange todas as competências que possibilitam a sobrevivência integrada na natureza, sustentada na utilização dos seus recursos. Engloba todo um conjunto de técnicas e capacidades que foram úteis à sobrevivência da espécie humana durante a sua história evolutiva. A bushcraft distingue-se da sobrevivência pois é uma atividade voluntária.

bushcraft recria esse modo intrinsecamente humano de interação com a natureza, com competências como, acender um fogo sem fósforos ou isqueiros, construir um abrigo, ou fazer utensílios de madeira ou metal como talheres e machados ou cordas e cestas com fibras naturais. Inclui ainda os conhecimentos de fauna e flora que permitam encontrar alimento ou de interpretação dos recursos do meio ambiente, como encontrar e purificar água ou orientar-se pelo sol ou estrelas.